Temas para Reflexão

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Temas para Reflexão

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Maio 23, 2011 10:28 am

Avaliação
Livro: Amizade
Meimei & Francisco Cândido Xavier

Quando tiveres superado graves problemas de relacionamento no grupo das pessoas queridas, não te detenhas na lembrança das aflições e lágrimas que, porventura, tenhas trazido por dentro do próprio coração.
Pensa no concurso recebido de benfeitores da Vida Maior que te escoraram, na travessia de inesperadas perturbações.

Quando saíste desse ou daquele acidente, sem calamidades fatais, não te fixes na recordação das fases difíceis de semelhante acontecimento.
Reflecte no auxílio dos Enviados do Bem que conseguiram colocar-te a salvo de consequências a lamentar.

Quando venceste lutas e tentações que te situavam às portas da insanidade ou do suicídio, não te demores na rememoração dos fatos que te impeliam a enganos e alucinações.
Medita na dedicação dos Amigos Espirituais, domiciliados em Plano Superior, que te evitaram a queda nos despenhadeiros da sombra.

Quando varaste o tratamento da saúde comprometida por enfermidade complexa, não te cristalizes na ideia de doença e sofrimento.
Imagina a generosidade dos Mensageiros da Luz que te reduziram as crises orgânicas, sem que disso te apercebesses, socorrendo-te, tanto na assistência médica como também no carinho daqueles que te rodeiam, a fim de que se te alongue a existência na Terra, com a oportunidade de trabalhar.

Ainda mesmo nas provas que consideres claramente infelizes, não te craves em pensamentos de tristeza ou desânimo.

Avalia as bênçãos que te ficam no balanço de quaisquer ocorrências e agradece o saldo dos recursos e vantagens com que a Misericórdia Divina te favorece, na certeza de que os Emissários dos Céus te ajudarão a reconhecer que Deus, em qualquer situação e em qualquer tempo, faz, por nós todos, o que seja melhor.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Re: Temas para Reflexão

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Maio 23, 2011 10:29 am

Enquanto tempos tempo

Enquanto lamentamos que a vida é curta, agimos como se tivéssemos à nossa disposição um stock inesgotável de tempo.

Esperamos demais para dizer as palavras de perdão que devem ser ditas, para por de lado os rancores que devem ser expulsos, para expressar gratidão, para dar ânimo, para oferecer consolo.

Esperamos demais para ser generosos, deixando que a demora diminua a alegria de dar espontaneamente.

Esperamos demais para ser pais de nossos filhos pequenos, esquecendo como curto é o tempo em que eles são pequenos, como depressa à vida os faz crescer e ir embora.

Esperamos demais para dar carinho aos nossos pais, irmãos e amigos.
Quem sabe se logo não será tarde demais?

Esperamos demais para ler os livros, ouvir as músicas, ver os quadros
que estão esperando para alargar nossa mente, enriquecer nosso espírito e expandir nossa alma.

Esperamos demais para enunciar as preces que estão esperando para atravessar nossos lábios, para executar as tarefas que estão esperando para serem cumpridas, para demonstrar o amor que talvez não seja necessário amanhã.

Esperamos demais nos bastidores, quando a vida tem um papel para desempenhar no palco.

Deus também está esperando.

Esperando nós pararmos de esperar.
Esperando nós começarmos a fazer agora tudo aquilo para a qual este dia e esta vida nos foram dados.

Meus amigos: É hora de viver!

Henry Sobel

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Maio 23, 2011 10:30 am

O MELHOR MOMENTO

Era dia 15 de junho.
Em dois dias, estaria completando trinta anos de idade.
Estava triste pois temia que meus melhores anos estivessem agora atrás de mim.

Todos os dias, ia até o ginásio para me exercitar antes do trabalho.
Lá, sempre encontrava meu amigo, Nicholas.
Ele tinha setenta e nove anos e uma forma maravilhosa.

Naquele dia não foi diferente.
No entanto, ele logo notou que eu não estava bem e me perguntou se havia algo de errado.
Disse-lhe que estava me sentindo ansioso sobre passar dos trinta.

Fiquei curioso em saber como eu olharia para o passado quando alcançasse a idade de Nicholas.
Assim, eu lhe perguntei:
- Nicholas, qual foi o melhor momento de sua vida?

Sua resposta, alterou minha forma de encarar a vida:
- Amigo, quando eu era criança, na Áustria, e tinha a atenção de meus pais, aquele era o melhor momento de minha vida.

Quando fui para a escola e aprendi as coisas que sei hoje, aquele era o melhor momento de minha vida.

Quando arrumei meu primeiro emprego e tive responsabilidades e recompensa por meu esforço, aquele era o melhor momento de minha vida.

Quando conheci minha esposa e me apaixonei, aquele era o melhor momento de minha vida.
A Segunda Guerra Mundial veio e eu e minha esposa tivemos que deixar a Áustria para não morrermos.

Quando estávamos juntos e seguros em um navio rumo a América, aquele era o melhor tempo de minha vida.

Quando viemos para o Canadá e começamos nossa família, aquele era o melhor momento de minha vida.

Quando eu era um jovem pai e assistia o crescimento de minhas crianças, aquele era o melhor momento de minha vida.

E agora, amigo, tenho setenta e nove anos.

Tenho saúde, me sinto bem e estou apaixonado por minha esposa da mesma maneira que eu era quando nós nos encontramos pela primeira vez.

Este é o melhor momento de minha vida!

Transcrito de espiritualismo@egroups.com (Marushia)

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Maio 23, 2011 10:30 am

Sugestões para Crescer
Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

Não nos conformemos à pura condição de ouvintes, diante das verdades eternas.

Como classificar o aluno que estuda indefinidamente sem jamais aprender, ou o homem que desaprova sem experimentar?
Recordemos que tudo na vida é causa e efeito, acção e retribuição.

Quem descobre algo de importante para o bem, realmente, não foge a demonstrações.
Quem planta com segurança colhe a seu tempo.
Quem examina com atenção adquire conhecimento.

Quem analisa, com imparcialidade, alcança a luz da justiça.
Quem estima indicações valiosas, procura segui-las.
Quem ama auxilia sempre, agindo em favor da pessoa amada.

No círculo das ideias superiores, a lei não difere.
Se buscamos o "mais alto", não desdenhemos subir.
Se pretendemos a sublimação, não nos cabe olvidar a disciplina.

Se desejamos o equilíbrio ou a reestruturação, é necessário fugir à desarmonia.
Se tentamos o convívio com as claridades da montanha, não podemos mergulhar o coração nas sombras do vale.

Se aspiramos à ressurreição, não menosprezaremos o ato de renovar.
Se sonhamos com a Esfera Maior, na largueza de projetos e ideais, é imprescindível voar do campo restrito do "eu" ao fulgor da vida universal.

As comparações simples lembram-nos as obrigações complexas, ante as leis que nos regem.

Sejamos dedicados ouvintes, procurando a posição dos bons executores das lições recolhidas, em cedo alcançaremos o prémio do amor e da sabedoria que representam as duas faces da alegria eterna.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Maio 23, 2011 10:31 am

Buscar o Equilíbrio
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco

Os ingredientes que excitam a mente, o corpo, a emoção, devem ser evitados por ti.

As melodias suaves, na boa música, harmonizam, enquanto outras, programadas para a luxúria e a violência, desassossegam, alterando o ritmo nervoso.

As leituras edificantes instruem e educam da mesma forma que as extravagantes e sensuais corrompem e alteram a escala de valores morais para pior.

As conversações sadias levantam o ânimo, quanto as vulgares relaxam o caráter.

Poupa-te à onda de indignidade que toma conta do mundo e das pessoas.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

Se te sentes cansado

Este teu cansaço contínuo, acompanhado de insatisfação e de mau humor, é um sinal vermelho de perigo em tua vida.

Resulta da maneira irregular de como vens aplicando os teus recursos e energias, sem o competente refazimento.

Não te bastará dormir, dar descanso ao corpo, se permaneceres emocionalmente inquieto, ansioso.

Assim, dá um balanço dos teus atos, medita em profundidade e perceberás que te está faltando o "pão do espírito", que nutre e reconforta.

Reorganiza a vida e busca o equilíbrio, enquanto é tempo.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Seg Maio 23, 2011 10:32 am

Sempre Melhor

Não se diga pior em momento algum.

Se você já consegue escutar com paciência nas horas difíceis...

Se você silenciar a própria irritação nas horas amargas...

Se tem ânimo para sofrer sem lamentação...

Se já suporta os problemas da própria casa, procurando solucioná-los sem zedume e sem queixa...

Se tem força para para calar esse ou aquele assunto infeliz...

Se respeita a liberdade dos outros...
e aguenta a visita da enfermidade sem alarmar o ambiente onde se encontre...

Se desculpa ofensas reconhecendo que somos também capazes de ofender...

Se procura o trabalho com alegria...

Se confia em Deus e espera por Deus, sem desesperar, sejam quais forem as circunstâncias da vida...

ENTÃO, VOCÊ JÁ TERÁ MELHORADO MUITO E PROSSEGUIRÁ SEMPRE MELHOR.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Maio 24, 2011 10:00 am

Conquista pela Dor
Onofre & Francisco Cândido Xavier

Olhe a natureza como sofre para doar-se.

Sementes em solidão nas sombras do solo fazem o verde da terra...

Árvores entregam os próprios frutos à mão que os recolhe, às vezes, ingrata e irreverente...

Chão cavado a golpes ásperos fornece o pão da vida...

Óleo atormentado na candeia inflama-se em luz...

Fontes passam cantando sobre lodo e areia, a fim de dessedentarem o viajor...

Pedras escravas formam os alicerces da moradia terrestre...

Em toda parte, quis a Lei de Deus que o sofrimento garantisse a felicidade.

O próprio Cristo, o Divino Mensageiro, foi atado ao lenho para que nos aguardasse a todos, no monte, de braços abertos...

Abençoemos o trabalho e a provação, a dificuldade e o sacrifício no mundo que fazem das lágrimas estrelas para o caminho.

Tudo o que serve para o bem de todos será feito com a bênção das alegrias renascentes do amor e renovadas na dor.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Maio 24, 2011 10:00 am

Lê e Medita
Livro: Intervalos

O corpo sem alimento desce à desnutrição e à enfermidade.

O motor sem força que o acione volve à inércia.

A mente sem estudo que a renove padece retardamento.

Recorda a eternidade da vida e não desistas de aprender.

Abre um parêntesis no turbilhão das atividades em que te agitas e consagra alguns instantes de cada dia à leitura e à reflexão.

O livro nobre é uma lâmpada que o Senhor determinou brilhasse em teu caminho.

Ensina sem exigência, corrige sem alarde, transforma sem ruído e ajuda sem paga.

Lê e medita...

No silêncio do espírito, os pensamentos do Céu iluminam os pensamentos da Terra e vozes benevolentes e sábias nos falam aos ouvidos, através do verbo inarticulado da inspiração.

Não menosprezes a página que constrói, auxilia, esclarece e melhora...

Realmente a educação legítima é obra de elevação moral, todavia, tanto quanto a árvore não se equilibra sem raízes, a perfeição interior não surge sem o conhecimento.

A sublimação exclui não apenas o egoísmo mas também a ignorância...

Amar e saber, ajudar e discernir, eis alguns dos característicos das almas que se aproximam da residência dos anjos.

Disse-nos o Espírito da Verdade:
“Amai-vos! — eis o primeiro ensino.
Instruí-vos! — eis o segundo”.

Por isso mesmo, podemos acrescentar que amando-nos uns aos outros e instruindo-nos sempre, entraremos com Jesus na posse da Luz Eterna.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Maio 24, 2011 10:02 am

Ricos e Pobres

Há ricos de dinheiro, tão ricos de usura, que se fazem mais pobres que os pobres pedintes da via pública que, muitas vezes, não dispõem sequer de um pão.

Há ricos de conhecimento,
tão ricos de orgulho, que se fazem mais pobres que os pobres ainda insulados nas trevas da inteligência.

Há ricos de tempo,
tão ricos de preguiça, que se fazem mais pobres que os pobres escravizados às tarefas de sacrifício.

Há ricos de possibilidade,
tão ricos de egoísmo, que se fazem mais pobres que os irmãos em amargas lutas expiatórias, de que tudo carecem para ajudar.

Há ricos de afecto,
tão ricos de ciúme, que se fazem mais pobres que os pobres companheiros em prova rude, quando relegados à solidão.

Lembra-te, pois, de que todos somos ricos de alguma coisa ante o Suprimento Divino da Divina Bondade, e, usando os talentos que a vida te confia na missão de fazer mais felizes aqueles que te rodeiam, chegará o momento em que te surpreenderás mais rico que todos os ricos da Terra, porquanto entesourarás no próprio coração a eterna felicidade que verte do amor de Deus.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Maio 24, 2011 10:03 am

Visão da Vida
Livro: Alerta

Para quem da vida apenas vê o lado material, a sofreguidão pela conquista dos bens terrenos e a inquietação ante os problemas constituem razões prioritárias.

Colocando na morte o termo da vida, todas as cogitações transitam no círculo estreito dos interesses imediatos, sem encontrar motivação para mais amplos e audaciosos voos do pensamento.

Em decorrência, os interesses giram no estreito espaço das paixões dissolventes e inquietantes.

Todas são questões de efémera duração, pela própria conjuntura em que se situam.

A dor, os problemas, em tais casos se apresentam como desgraças.

Os caprichos não atendidos e os desejos não supridos tornam-se razão de desdita e loucura.

É muito diminuta a visão da vida sob a colocação da realidade corporal.

Quando o homem considera a vida uma oportunidade valiosa de crescimento moral e de conquista dos valores eternos, bem diversas são as colocações filosóficas em que se movimenta.

Os sofrimentos adquirem um significado próprio dos quais retira valiosos recursos de paz e temperança para uma vivência útil.

O fardo dos problemas se dilui ante uma atitude correcta de considerar as dificuldades e sublevá-las, solucionando cada uma conforme esta se apresente.

Advém, então, um natural desapego aos bens físicos, por entender quão transitória é a posse e como varia de mãos em breve tempo...

Um sentimento de solidariedade espontânea toma corpo nas atitudes, propiciando alegria de servir e, ao mesmo tempo, dilatando os objetivos do existir.

Evite impressionares-te em excesso com as posições breves da pobreza e da fortuna, da saúde e da enfermidade, da juventude e da velhice...

Considera a vida sob o ponto de vista global - no corpo e fora dele -, assim adquirindo harmonia íntima e real visão das suas finalidades.

Atribui a cada facto, acontecimento, questão, o valor que realmente mereça, tendo em vista a curta duração do corpo e a destinação do Espírito.

Descobrirás, então, como agir e superar os limites, seguindo, tranquilo, na direção do destino ideal.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Ter Maio 24, 2011 10:04 am

Definições
Livro: Caminhos

O que sentes revela o rumo para onde te diriges.

O que pensas te aponta o lugar em que te encontras.

O que falas indica o que sabes.

O que fazes mostra quem és.

A Força
Livro: Segue-me

"O meu mandamento é este: que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei".
Jesus. (João, 15:12).

Existem na vida força e força.

A força da gravitação se exerce entre todas as partículas do Universo e conquanto equilibre os mundos na Imensidade Cósmica não cria o menor vínculo de compreensão fraternal na intimidade do ser.

A força eléctrica move guindastes de grande porte, mas, embora sustente máquinas de assombroso poder, transportando toneladas, não diminui, nem mesmo de leve, o peso da angústia no coração.

A força executiva determina obediência aos textos legais, e se logra, muitas vezes, influenciar milhares de destinos, nem sempre consegue modificar no espírito essa ou aquela íntima decisão.

A força física preside campeonatos de habilidade e robustez conseguindo subjugar adversários até mesmo no terreno da agressão e da violência, mas não clareia o menor dos distritos no campo do sentimento.

A força das forças, porém, aquela que sublima os astros e alimenta motores para o bem, que encaminha a autoridade para a misericórdia e aciona os braços no serviço aos semelhantes - a única que penetra a alma e lhe orienta os impulsos na direção da felicidade e da paz, da elevação e do entendimento - é a força do amor.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Maio 25, 2011 10:29 am

Temperamento
Livro: Encontro Marcado

Somos cuidadosos, salvaguardando o clima doméstico.
Dispositivos de alarme, faxinas, inseticidas, engenhos de proteção e limpeza.

No entanto, raros de nós se acautelam contra o inimigo que se nos instala no próprio ser, sob nomes de canseira, nervosismo, angústia ou preocupação.

Asseguramos a tranqüilidade dos que nos cercam, multiplicando recursos de segurança e higiene, no plano exterior, e, simultaneamente, acumulamos nuvens de pensamentos obsessivos que terminam suscitando pesadelos dentro de casa.

Muitas vezes, desapontados de nós para connosco, à face dos estragos estabelecidos por nossa invigilância, recorremos a tranqüilizantes diversos, tentando situar a impulsividade que nos é própria no quadro das moléstias nervosas, no pressuposto de inocentar-nos.

Sem dúvida, não podemos subestimar o poder da mente sobre o campo físico em que se apoia.
Se acalentamos a irritação sistemática, é natural que os choques do espírito atrabiliário alcancem o corpo sensível, descerrando brechas à enfermidade.

Nesse caso, é preciso rogar socorro ao remédio.
Ainda assim, é imperioso nos decidamos ao difícil empreendimento do autodomínio.

No que concerne a temperamento, é possível receber as melhores instruções e receitas de calma;
entretanto, em última análise, a providência decisiva pertence a nós mesmos.

Ninguém consegue penetrar os redutos de nossa alma, a fim de guarnecê-la com barricadas e trancas.

Queiramos ou não, somos senhores de nosso reino mental.

Por muito nos achemos hoje encarcerados, do ponto de vista de superfície, nas conseqüências do passado, pelas ações infelizes em nossa estrada de ontem, somos livres, na esfera íntima, para controlar e educar o nosso modo de ser.

Não nos esqueçamos de que fomos colocados, no campo da vida, com o objectivo supremo de nosso rendimento máximo para o bem comum.
Saibamos enfrentar os nossos problemas como sejam e como venham, opondo-lhes as faculdades de trabalho e de estudo de que somos portadores.
Nem explosão pelas tempestades magnéticas da cólera e nem fuga pela tangente do desculpismo.
Conter- nos. Governar-nos.

Aqui e além, estamos chamados a conviver com os outros, mas vivemos em nós, estruturando os próprios destinos, na pauta de nossa vontade, porque a vida, em nome de Deus, criou em cada um de nós um mundo por si.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Maio 25, 2011 10:30 am

A Relva
Livro: Rosângela
Rosângela Costa de Lima & J. Raul Teixeira

Sob a claridade do sol, percebo a beleza verde da relva do campo.
É a imagem da humildade operosa.

Sobre seu tapete passam animais que a pisoteiam; alguns, famintos, nele encontram alimento e, por isso, arrancam-na nos dentes afiados, e ela continua serviçal, na função que a Natureza lhe ofereceu.

Grande número de pessoas a comprime sob os pés desatentos, quando alcatifa praças desportivas, mas ela prossegue em seu mister.

Quando surge a canícula que a resseca, aquieta-se no sofrimento; todavia, logo mais, após a primeira bênção de chuva, tudo torna a verdecer.

Eis a relva singela a esquecer sofrimentos e secura, para sofrer tudo outra vez.

Amigo, notando esse quadro tão desconsiderado, em que o relvado terá que padecer a dilaceração da enxada, a poda da tesoura, de modo a embelezar-se, tenha paciência em sua luta, não se deixando desfalecer quando sofra o pisoteio das experiências difíceis ou o mordiscado das decepções no caminho onde se desloca.

Mirando a relva tranquila e sofrida, inicie seus esforço para bem servir e sofrer sem desgovernar-se, sempre pronto a começar tudo novamente.

Trabalhe em seu coração a humildade e a paciência, sem deixar de servir.

Se um dia sentir-se crestado por causa de tantas esfogueantes agonias, conte com a chuva formidável da assistência do nosso Jesus, a fim de que, confiante e disposto, você venha a despontar em novo amanhã de frescor e alegria, como a relva.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Maio 25, 2011 10:30 am

Em Silêncio
Livro: Mensagem do Dia
Scheilla & Clayton Levy

Em silêncio, o dia espera que a noite se vá para anunciar a alvorada.

Em silêncio, a fonte que teve as águas agredidas com dejetos, espera a sujeira baixar para seguir servindo sempre.

Em silêncio, a árvore podada espera a recuperação dos galhos, para continuar oferecendo seus frutos.

Em silêncio, as células do corpo humano se renovam a cada dia, garantindo a existência das criaturas.

Cultiva também o silêncio, ante os lances difíceis da jornada no mundo.

Age no bem e entrega os resultados a Deus, que nos garantirá sempre o melhor.

Hoje, talvez a dificuldade te bata à porta.
Em silêncio, porém, ela também partirá, deixando as bênçãos da lição que felicitará depois.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Maio 25, 2011 10:31 am

A Firmeza
Livro: Rosângela
Rosângela & J. Raul Teixeira

Não será lícito ignorar o serviço prestado por uma grande quantidade de elementos que, mesmo não sendo percebidos ou considerados, porque pequenos ou ocultos, tornam-se sustentáculos ou suportes de realizações que se revestem de importância, sem que ninguém se dê conta do que lhes está por detrás, aprumando o seu desempenho feliz.

Ao agradecermos o esforço da ponte, por onde costumamos transitar, raramente lembramos do pilotis ou dos dormentes sobre os quais ela se estira para que possa servir.

Quando vemos o rio caudaloso e arrojado, na sua movimentação em busca do mar, poucas vezes pensamos no leito seguro sobre o qual ele corre.

Abençoamos a rapidez da aeronave, que nos conduz pelos céus, desafiadora, sem que consideremos a energia do combustível que a mantém nas alturas.

Na movimentação tranquila do navio que singra grandes mares, soberbo, quase nunca identificamos a condição da massa líquida que lhe dá o apoio da sua densidade.

As notas musicais são reconhecidas, graças a pauta que lhes empresta valor, acompanhadas por vários símbolos que as distinguem entre si.
A voz que modula a canção maviosa ou que pronuncia o discurso inflamado, não poderá menosprezar o serviço das ondas do mar.
Os olhos penetrantes, que tudo conseguem enxergar, dependem, totalmente, dos raios de luz.

Convenhamos que toda firmeza demonstrada por alguém, no campo da existência terrena, indiscutivelmente, se deve ao próprio ser, no que diz respeito ao empenho com que se dispôs à conquista.

Não olvidemos, todavia, a participação oculta de mãos amigas e vozes atenciosas, de sorrisos fraternais ou de látegos sibilantes, de guardiães invisíveis e do suporte familiar, da saúde débil ou da robustez física, da carência geral ou da facilidade económica, e tantos outros participantes pouco notados, que contribuem e instigam o indivíduo para atingir segurança através dos seus caminhos.

Agradeça a Vida, companheiro, pela matéria prima da ventura colocada ao seu dispor, para que possa produzir o melhor valorizando os seus dias no mundo e fazendo amigos verdadeiros com os valores que não lhe pertencem, como ensinou Jesus.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qua Maio 25, 2011 10:31 am

Hoje
Livro: Pão Nosso

"Antes exortai-vos uns aos outros, todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje;
para que nenhum de vós endureça pelo engano do pecado".
Paulo. (Hebreus, 3:13).

O conselho da exortação recíproca, diária, indicado pelo apóstolo requisita bastante reflexão para que se não estabeleça guarida a certas dúvidas.

Salientemos que Paulo imprime singular importância ao tempo que se chama Hoje, destacando a necessidade de valorização dos recursos em movimento pelas nossas possibilidades no dia que passa.

Acreditam muitos que para aconselharem os irmãos necessitam falar sempre, transformando-se em discutidores contumazes.
Importa reconhecer, porém, que uma advertência, quando se constitua somente de palavras, deixa invariável vazio após sua passagem.

Qual ocorre no plano das organizações físicas, edificação espiritual alguma se levantará sem bases.

O "exortai-vos uns aos outros" representa um apelo mais importante que o simples chamamento aos duelos verbais.

Convites e conselhos transparecem, com mais força, do exemplo de cada um.
Todo aquele que vive na prática real dos princípios nobres a que se devotou no mundo, que cumpre zelosamente os deveres contraídos e que demonstre o bem sinceramente, está exortando os irmãos em humanidade ao caminho de elevação.

É para esse género de testemunho diário que o convertido de Damasco nos convoca.
Somente por intermédio desse constante exercício de melhoria própria, libertar-se-á o homem de enganos fatais.

Não te endureças, pois, na estrada que o Senhor te levou a trilhar, em favor de teu resgate, aprimoramento e santificação.
Recorda a importância do tempo que se chama Hoje.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Maio 26, 2011 10:13 am

A Cela Oculta
Livro: Somente Amor
Meimei & Francisco Cândido Xavier

Cada criatura, na Terra, traz consigo uma cela oculta em que trabalha com os instrumentos da provação em que se burila.

Pensa nisso e auxilia aos que te rodeiam.

Esse companheiro alcançou a fortuna, mas sofre a falta de alguém;
outro dispõe de autoridade, no entanto, suporta espinhosos conflitos nos sentimentos;
essa irmã construiu o lar sobre preciosas vantagens materiais, contudo, tem um filho que lhe destrói a felicidade;
e aquele outro atingiu o favor público, entretanto, é portador de moléstia indefinível a corroer-lhe todas as forças.

Quando encontres alguém que te pareça em crise de inquietação e desarmonia, isso não é sinal de que a tua presença se lhe fez indesejável.

Esse alguém estará em momentos de enormes dificuldades no reduto invisível do coração em que se aperfeiçoa.

E os resíduos da luta íntima se lhe transbordam do ser pelas janelas do trato.

Observa o ponto nevrálgico da própria vida em que o sofrimento te procura para efeito de prova e compadece-te dos outros para que os outros se compadeçam de ti.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Maio 26, 2011 10:14 am

Prisão e Liberdade
Livro: Oferenda

Não necessariamente entre construções que coarctam os movimentos, encontra-se aprisionado o homem.

O grande número de encarcerados está fora dos alcáceres de pedras e grades onde apenas alguns expungem os delitos de ontem ou atuais.

Expressiva parcela da Humanidade estagia em processos de regeneração moral, sob injunção carcerária de complexa variedade, não menos padecente do que aqueles que foram alcançados pela humana legislação e arrojados aos calabouços.

Trânsfugas do dever, delinqüentes primários ou pertinazes, criminosos directos ou inspiradores de delitos, que passaram, na Terra, ignorados, ou aqueles que lograram menosprezar os códigos da Justiça, retornam ao proscênio carnal sob rudes penas, recuperando-se para a vida enobrecida, exercitando renovação e aprendendo equilíbrio em prisões não menos coercitivas do que as erguidas pelas leis dos povos.

O remorso é um cárcere impiedoso.
A paralisia constitui uma algema vigorosa.
A soledade moral e afetiva significa uma cela de austera reeducação.

A alienação mental corresponde a uma penitenciária lúgubre.
A bacilose contagiante que exige a segregação do paciente se converte em uma detenção presidiária.
A frustração perturbadora caracteriza uma cadeia em sombras.

A limitação teratológica expressa uma rígida muralha que aprisiona.
O pessimismo contumaz corresponde a uma alcáçova, que retém o culpado.

A limitação orgânica e psíquica reflecte um presídio estreito e constritor.
A ignorância pertinaz torna-se uma enxovia onde não luz a esperança.

Prisioneiros são todos os que experimentam essas e equivalentes outras condições, embora muitos deles transitem pelas avenidas e parques do mundo, em aparente liberdade.

Liberdade, porém, é situação íntima, defluente das conquistas logradas a penates de sacrifício, de estudo, de realização enobrecida.

Ensinou Jesus com vigor, oferecendo um conceito que dispensa qualquer retoque:
"Busca a verdade e a verdade te libertará".

Onde quer que te detenhas, no processo evolutivo impostergável, busca a verdade e incorpora-a ao teu quotidiano, a fim de que paires em liberdade, sem qualquer grilhão ou cárcere que te limitem os passos ou os voos na busca da felicidade.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Maio 26, 2011 10:14 am

Lamentações
Livro: Momentos Enriquecedores

Aglutinam-se na massa humana as pessoas desesperadas.
Uma vaga de aflição paira ameaçadora no mundo, carregando os inquietos que perderam a direcção de si mesmos, vitimados pelas circunstâncias dolorosas do momento.

A insânia conduz expressivo número de criaturas que estertoram ao sabor do sofrimento, buscando fugir da realidade dos problemas, com a aparência voluptuosa de triunfadores nos patamares dos prazeres alucinantes.

A desordem campeia, e ameaças desumanas transformam-se em torpe conduta nos países do mundo, destroçados por guerras impiedosas em nome de religiões fanatizadoras, de raças asselvajadas, de interesses mesquinhos...

Os governantes da Terra perdem as rédeas da administração e negociam com organizações criminosas, estabelecendo colegiados políticos abomináveis.
A corrupção adquire cidadania, e a imoralidade desfruta de status, perturbando os valores éticos e morais.
Nuvens borrascosas avolumam-se nos céus já escurecidos da humanidade.

Tudo anuncia a chegada dos dias apocalípticos, convocando à razão, à renovação dos códigos, à interiorização espiritual.

Como consequência do período grave de transição, surgem o pessimismo, a desconfiança, as lamentações.
De tal forma se vão arraigando no organismo individual e social, que os temas de conversação perdem os conteúdos ou se apresentam desconcertantes, caracterizados pelas sombras do desconforto, da mágoa, dos irrefreáveis desejos de vingança.

A lamentação grassa e perturba as mentes, impedindo a acção corretora do bem, como se não adiantasse produzir com elevação, laborar com honradez.

Lamentar não é atitude saudável.
Pelo contrário, produz deterioração dos conteúdos bons que ainda remanescem em muitas vidas e movimentam-nas, sustentando os ideais de engrandecimento humano.

A lamentação, qual ocorre com a queixa sistemática, é morbo portador de destruição, de desalento e morte.
Antídoto aos males que infestam os dias atuais é ainda o amor, força única portadora de recursos salvadores.
Este é um ciclo que se encerra, dando início a outro, que se irradiará plentificador.

Os períodos de renovação fazem-se preceder por inumeráveis acontecimentos devastadores, nos mais diversos aspectos da natureza.
O mesmo ocorre na área moral da humanidade.

Assim, não te desalentes, nem duvides do triunfo do bem.
Não fiques, porém, inativo, aguardando que forças atavias operem miraculosamente sem a tua contribuição.

És importante no contacto actual face ao que pense e como ajas.
Produz, portanto, com esforço bem direcionado, oferecendo o teu contributo valioso, por menos expressivo te pareça.
Não cedas o passo aos aventureiros da desordem.

Permanece no teu lugar realizando o que podes, deves e te cabe fazer.
Muita falta fazem Jesus e Sua doutrina no mundo.

Fala-se sobre Ele, discute-se-Lhe a mensagem, mas não se vive o ensinamento que dela deflui.
Sê tu quem confia e faz o melhor.
Se cada cristão decidido resolvesse por viver Jesus, a paisagem atual se modificaria, e refloresceria a primavera no planeta em convulsão.

Assim sendo, ama e contribui em favor do progresso, sem lamentação de qualquer natureza, em paz e confiança.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Maio 26, 2011 10:15 am

Nova Clarinada
Recebido por J. Raul Teixeira em 07 de novembro de 1997

Os tempos de facto, são chegados.

Sobre o orbe estão todas as dificuldades, todas as tormentas, todas as lutas e agruras, mas, também, todas as oportunidades de renovação para a criatura.

Desde o gesto de ternura ao crime estapafúrdio;
da poesia formosa à pornografia aviltante;
da dignidade sublime ao despautério torpe;
eis os quadro encontrados na presente experiência da Terra.

Somos chamados à liça.
Somos convocados à luta.
Somos convidados às reconstruções necessárias.

Os dias actuais são formidáveis ocasiões para que cada um de per si possa dar-se conta do nível das próprias responsabilidades no cenário humano, do que lhe compete, realmente, na esfera dos compromissos para com a vida.

O que não deve tornar-se conduta comum dos que se afinam com as propostas do Cristo é a perene justificativa de impossibilidades e de impotências.

"Tudo é possível àquele que crê", consoante os escritos do Evangelista Marcos.

O tempo que urge, impele-nos às realizações felizes, sejam os que se acham nas pelejas do mundo carnal, bem como os que já ultrapassamos as cortinas de cinzas da morte física.

Os tempos são chegados, vale repeti-lo.
Mas, são chegados, exactamente, para que empreendamos, sob o norteamento da Doutrina Imortal, as tarefas improcrastináveis para a renovação da alma imortal.
Se nos empenharmos, com todas as vera, lograremos conquistas de excelência nos territórios do espírito.

Não nos parece lúcido que estejamos apresentando uma Doutrina de redenção para o mundo e nos mantenhamos amedrontados frente ao estado de violência e de viciação da actualidade.

O que estamos operando para suplantar a onda violenta e a perturbação provocadas pelas dependências químicas?
Indaguemo-nos sempre.

Que orientações, que acompanhamentos, que propostas, que tarefas, enfim, estamos encetando junto às massas, junto às famílias, junto aos indivíduos, para fortalecê-los, encorajá-los, permitindo-lhes ver valores em si mesmos, sem qualquer necessidades de fugas por quaisquer meios utilizáveis?

Por que o temor de sair às ruas, de falar às pessoas em francos processos de obsessões?
Por que não nos dirigir aos companheiros que se encontram atados aos postes tormentosos da prostituição?

Os tempos nos exigem, agora, uma postura ativa, cristã-espírita e intensamente vibrante, para que atendamos ao bem geral.

Esse é um momento de nova convocação, de nova clarinada, não nos esqueçamos.

Estejamos atentos e unidos, para o atendimento do insistente chamado, fixados no vero ideal espiritista, certos de que o nosso destino é o da ventura, o da alegria e da paz, após os deveres cumpridos e superada a luta, com fidelidade.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Qui Maio 26, 2011 10:16 am

Que Pedes?
Livro: Vinha de Luza - 35

"Louco, esta noite te pedirão a tua alma."
Jesus. (LUCAS, 12:20.)

Que pedes à vida, amigo?

Os ambiciosos
reclamam reservas de milhões.
Os egoístas exigem todas as satisfações para si somente.

Os arbitrários solicitam atenção exclusiva aos caprichos que lhes são próprios.
Os vaidosos reclamam louvores.

Os invejosos exigem compensações que lhes não cabem.
Os despeitados solicitam considerações indébitas.

Os ociosos pedem prosperidade sem esforço.
Os tolos reclamam divertimentos sem preocupação de serviço.

Os revoltados reclamam direitos sem deveres.
Os extravagantes exigem saúde sem cuidados.

Os impacientes aguardam realizações sem bases.
Os insaciáveis pedem todos os bens, olvidando as necessidades dos outros.

Essencialmente considerando, porém, tudo isto é verdadeira loucura, tudo fantasia do coração que se atirou exclusivamente à posse efémera das coisas mutáveis.

Vigia, assim, cautelosamente, o plano de teus desejos.

Que pedes à vida?
Não te esqueças de que, talvez nesta noite, pedirá o Senhor a tua alma.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sex Maio 27, 2011 9:06 am

Acontecimentos de nossa vida
Livro: As Dores da Alma
Hammed & Francisco do Espírito Santo Neto

Os acontecimentos exteriores de nossa vida são o resultado direto de nossas atitudes internas.

A princípio, podemos relutar para assimilar e entender esse conceito, porque é melhor continuarmos a acreditar que somos vítimas indefesas de forças que não estão sob o nosso controle.

Efectivamente, somos nós mesmos que fazemos os nossos caminhos e depois os denominamos de fatalidade.

"A fatalidade existe unicamente pela escolha que o Espírito fez, ao encarnar.
Escolhendo-a, instituiu para si uma espécie de destino...".
(L.E. Resp. a Q.851)

É inevitável para todos nós o fato de que vivemos, invariavelmente, escolhendo.

A condição primordial do livre-arbítrio é a escolha e, para que possamos viver, torna-se indispensável escolher sempre.
Nossa existência se faz através de um processo interminável de escolhas sucessivas.

Muita Paz
Gilberto Adamatti

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sex Maio 27, 2011 9:07 am

Pelas mãos do tempo
Livro: Taça de Luz

O ciclo anual no infinito do tempo é, de algum modo, semelhante à existência no infinito da vida.

Na primavera temos a infância e a juventude, coloridas de suaves promessas.
No verão, encontramos a plenitude orgânica, repleta de energia.

No outono, vemos a madureza, tocada de experiência.
No inverno, sentimos a presença da noite fria e obscura, precedendo a alvorada nova.

Se te empenhas no aproveitamento do corpo terrestre como instrumento necessário à formação do futuro, reflecte na bênção do dia e vale-te dela na própria renovação.

Para esse fim, não te despreocupes da mente, para que a criação, o trabalho e a vigilância te inspirem a caminhada na construção do porvir que desejas entretecido de paz e luz.

Assume com a própria consciência o compromisso da redenção de ti mesmo e resgata-o, com o respeito dentro do qual sabes solver no mundo a promissória bancária que te desafia a responsabilidade e envolve o nome.

Lembra-te das horas que escoam implacáveis e afeiçoa-te ao cumprimento do dever como sendo o culto da própria felicidade.

Observa o microcosmo em que a Lei Divina te situa temporariamente, no aprendizado salvador...

A família consanguínea, a casa de trabalho, a autoridade humana a que te subordinas, o templo de tua fé, o grupo dos amigos e dos desafetos e o caminho das obrigações inelutáveis, a se revelarem de hora a hora...

Repara o tesouro das oportunidades de serviço e faz dele abençoada escola de preparação espiritual, ante a imortalidade que te espera...

Exercita a bondade e enriquece-te de conhecimentos superiores, auxiliando aos que te rodeiam, em cada instante do hoje que te foge ao olhar, e, da estação em que estiveres, partirás, pelas mãos do tempo, em demanda da sabedoria e do amor que te aguardam o coração, no Grande Amanhã, ao esplendor do Sol Inextinguível.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sex Maio 27, 2011 9:07 am

Coisas mais importantes
Livro: Vida Feliz

As coisas mais importantes da vida somente são valorizadas depois que passam ou se as perdem.

Na maior parte das vezes, as pessoas vivem sob autoritarismos, sem valorizar estes inestimáveis recursos divinos.

A saúde, o sono, a razão, os fenómenos digestivos, a respiração, os órgãos dos sentidos, os movimentos, são tesouros colocados por Deus a serviço e não te dás conta da sua grandiosidade, gastando-os com sofreguidão, para adquirir outros bens que são secundários.

Pára a pensar no significado de cada um destes dons e resguarda-os dos factores que os consomem.

Utilidade do que se fala
Livro: Vida Feliz

Se tua palavra não tiver o objectivo de auxiliar, não a apresentes para criticar.

Há dois tipos de comportamento:
o daqueles que fazem e o daqueloutros, que ficam no palanque, apontando os erros, criticando, atormentando a vida das pessoas.

Faz quanto seja possível, sem aguardar aplauso, nem temer pedradas.

Torna-te membro do grupo que opera e fala com o objectivo superior de ser útil.

Se, os que dizem saber como se fazem as coisas, deixassem de opinar e as executassem, o mundo mudaria de feição.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Ave sem Ninho em Sex Maio 27, 2011 9:09 am

Ante a Bênção do Corpo
Livro: Ceifa de Luz

"Ora, vós sois o corpo de Cristo..."
PAULO. (II Coríntios, 12:27)

A pretexto de atingir a virtude não menosprezes o corpo que te auxilia a conquistá-la.

O veículo orgânico para o espírito reencarnado é a máquina preciosa, capaz de ofertar-lhe às mãos de operário da Vida Imperecível o rendimento da evolução.

Há quem lhe condene as peças enobrecidas à ferrugem destruidora.

São os irmãos que se deixam vencer pelas teias da inércia ou pelo bolor do desânimo.

Conhecemos aqueles que lhe relegam a engrenagem à perturbação e à desordem.

São os companheiros que preferem o desequilíbrio e a intemperança para conselheiros de cada dia.

Observamos frequentemente os que lhe arrojam as possibilidades ao fogo devorador.

São os amigos, voluntariamente entregues a furiosas paixões que lhes devastam a mente.

Anotamos, ainda, aqueles que lhe cedem a direcção a malfeitores confessos.

Temos nessa imagem todos aqueles que se comprazem com os empreiteiros da delinquência, a desenvolverem lamentáveis processos de obsessão.

Preserva o teu corpo à feição do trabalhador responsável e consciente que protege o instrumento de serviço que a vida lhe confiou.

Foge ao tormento do excesso, ao azinhavre da preguiça e à excitação da imprudência.

Bendizendo o templo de recursos físicos em que te situas passarás sobre a Terra, abençoando e servindo, convertendo as cordas de tua alma em harpa divina para que o Senhor, através delas, possa desferir para o mundo as melodias da beleza, os cânticos do progresso e os poemas do amor, em celeste exaltação da Alegria Imortal.

§.§.§- O-canto-da-ave
Ave sem Ninho

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: